A presença da família Bolsonaro na política brasileira ganhou destaque em uma reportagem publicada nesta semana pela revista alemã Der Stern, às vésperas do primeiro turno das eleições de 2026.
Com o provocativo título “Os Trumps parecem uma família boazinha do subúrbio perto do clã Bolsonaro”, a publicação alemã chama atenção para a quantidade de integrantes da família do ex-presidente Jair Bolsonaro envolvidos diretamente na política.
Segundo a reportagem, 18 candidatos que carregam o sobrenome Bolsonaro disputam as eleições deste ano. Oito deles pertencem ao núcleo da própria família. Entre os nomes estão Michelle Bolsonaro, candidata ao Senado; Renato Bolsonaro, irmão de Jair, candidato a deputado federal; além dos filhos Flávio Bolsonaro, candidato à Presidência, Carlos Bolsonaro, candidato ao Senado, e Renan Bolsonaro, candidato a deputado federal.
A revista também cita Eduardo Bolsonaro, ex-deputado federal, que teve o mandato cassado e foi condenado pela Justiça brasileira. Atualmente nos Estados Unidos, ele mantém contatos com aliados do presidente americano Donald Trump.
Uma família cada vez mais presente na política
A Der Stern destaca ainda que outros dez candidatos utilizam o sobrenome Bolsonaro, apesar de não terem parentesco com a família. Segundo a publicação, a escolha do nome teria como objetivo ampliar a visibilidade eleitoral.
A reportagem compara a família Bolsonaro com outras dinastias políticas internacionais, como os Le Pen, na França, e os Bush, nos Estados Unidos. Para a revista, porém, a quantidade de integrantes da família Bolsonaro envolvidos simultaneamente na política brasileira chama atenção pela dimensão alcançada.
O texto também relembra os principais episódios envolvendo Jair Bolsonaro nos últimos anos, incluindo sua condenação por tentativa de golpe de Estado e a prisão domiciliar. A reportagem menciona ainda investigações envolvendo Flávio Bolsonaro e questionamentos relacionados a integrantes do grupo político ligado à família.
Flávio Bolsonaro e o peso do sobrenome
A candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência recebe atenção especial na reportagem. A Der Stern questiona a imagem de político antissistema associada a ele e o compara a outros nomes da direita internacional, como Donald Trump e Javier Milei.
A revista também estabelece um contraste entre as trajetórias de Lula e Flávio Bolsonaro. Enquanto Lula saiu da condição de trabalhador e dirigente sindical para chegar à Presidência da República, Flávio construiu sua trajetória política dentro de uma família que já havia conquistado espaço no cenário nacional.
Outro ponto abordado é a escolha de Flávio como principal nome da família para a disputa presidencial, enquanto Michelle Bolsonaro ficou fora da corrida pelo Palácio do Planalto. A reportagem relaciona essa escolha a disputas internas e à maneira como os papéis de homens e mulheres são tratados dentro da família.
A análise da revista alemã coloca, portanto, a dinastia política dos Bolsonaro no centro do debate sobre as eleições brasileiras de 2026, comparando sua presença no cenário nacional com famílias políticas tradicionais de outras partes do mundo.
Fonte e créditos: Folha de S.Paulo.
Share this content:


Publicar comentário