Dia mundial do trabalho

Neste Dia dos Trabalhadores, mais do que comemorar, é hora de refletir e lutar!

Caros trabalhadores e trabalhadoras,

Hoje, 1º de Maio, celebramos o Dia dos Trabalhadores, uma data que transcende a mera comemoração. É um momento para refletirmos profundamente sobre a jornada árdua e muitas vezes heróica de homens e mulheres com dupla jornada, que lutaram pelo reconhecimento dos nossos direitos e pela justiça no trabalho. Nesse percurso, muitos que perderam suas vidas durante manifestações e até mesmo precisaram sofrer na pele para que fossem reconhecidos os direitos conquistados por todos nós.

Este não é apenas um dia para recordar essas lutas históricas, mas também para reafirmar nosso compromisso com a continuidade dessa batalha. O papel do sindicato, nesse contexto, é fundamental. Somos a força coletiva que defende cada trabalhador e trabalhadora, lutando por condições de trabalho justas, salários dignos e a garantia de nossos direitos conquistados com tanto esforço.

Infelizmente, mesmo após tantos avanços, a luta ainda não acabou. Vivemos em uma época onde os direitos dos trabalhadores estão constantemente sob ameaça, alguns inclusive foram retirados pela última reforma trabalhista e é nosso dever, mais do que nunca, permanecer unidos e organizados. O sindicato é mais do que uma entidade representativa; é a voz coletiva de cada um de vocês dentro das fábricas, escritórios, escolas e em todas as frentes de trabalho.

Neste Dia dos Trabalhadores, convidamos cada um de vocês a se unir ainda mais a esta causa. Participem, envolvam-se, e juntos, fortaleceremos nossa luta por um futuro onde todos os trabalhadores possam desfrutar plenamente dos frutos de seu trabalho e suor diário, garantindo uma melhor qualidade de vida e uma velhice tranquila e com dignidade.

Lembremos que cada direito que temos hoje, foi conquistado através da persistência e do sacrifício de muitos que vieram antes de nós. Honrar esses trabalhadores significa continuar a luta, garantindo que suas conquistas não sejam em vão.

Para isso, precisamos começar a pensar no outro, afinal, a luta de um trabalhador é a luta de todos. A construção coletiva vai além do que um indivíduo, enquanto trabalhador, necessita ou deseja no seu local de trabalho. É necessário considerar as necessidades de todos. Se você é um dentista, um diretor ou um instrutor, também deve se importar com as condições de trabalho do porteiro e da faxineira, interagindo enquanto grupo, enquanto corpo unido. Talvez esse seja o maior desafio da luta sindical coletiva neste momento.

Unidos somos mais fortes, e juntos, podemos enfrentar qualquer desafio que venha pela frente. Este Dia dos Trabalhadores(as), como todos, mais do que um feriado nacional,  é um chamado à ação e reflexão de toda a classe trabalhadora.

Para lutar por respeito e justiça aos nossos direitos. O sindicato está aqui para e por todos e vocês são parte disso, pois, sozinhos não conseguimos nada.  Afinal, o sindicato é mais do que um instrumento, uma máquina ou um espaço, ele só se constitui em luta real, quando os trabalhadores sabem que são parte desse processo. O sindicato só é pujante com a participação dos trabalhadores. 

Uma homenagem do Senalba Minas Gerais.

plugins premium WordPress