60 anos de Senalba MG

60 Anos de Luta e Resiliência: O Legado de um Sindicato aguerrido

Neste ano, celebramos um marco significativo em nossa história de luta e resistência: o sexagésimo aniversário do do Senalba Minas Gerais. Nossos sessenta anos de existência são mais do que um simples número, são testemunho da dedicação inabalável à defesa dos direitos trabalhistas e da incansável batalha pela dignidade e justiça social. 

O Senalba MG, nasceu em 20 de Fevereiro de 1964, pouco tempo depois já teve que enfrentar uma época extremamente difícil, a ditadura militar no Brasil, que teve início em 1964 e que durou até meados da década de 1980. Nesse tempo, os sindicatos enfrentaram uma série de desafios e perseguições.

O regime militar impôs restrições às organizações sindicais como parte de sua política de repressão e controle da sociedade civil. Uma das primeiras medidas adotadas pelo golpe militar, foi a intervenção nos sindicatos e a imposição de lideranças oportunistas, alinhadas com os interesses do regime. Neste tempo, muitos líderes sindicais foram presos, torturados e até mesmo mortos por resistirem ao autoritarismo e defenderem os direitos dos trabalhadores. Inclusive, nosso ilustre presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, uma série de leis e decretos que limitavam severamente a liberdade de associação e o direito de greve foram implantados. As atividades sindicais foram fortemente monitoradas e reprimidas, tornando extremamente difícil para os trabalhadores se organizarem e lutarem por seus direitos. Em meio a tudo isso o Senalba MG se manteve vivo e aguerrido, resistindo bravamente à repressão e continuando a lutar pelos direitos dos trabalhadores, muitas vezes operando clandestinamente e enfrentando os riscos existentes. Essas ações desempenharam um papel importante na resistência ao regime militar e na luta pela redemocratização do Brasil.

Por isso, não podemos esquecer que o papel dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores é fundamental em qualquer sociedade. Eles desempenham um papel crucial na proteção dos interesses dos trabalhadores, garantindo condições de trabalho justas, salários dignos e a defesa do emprego e dos benefícios. O Senalba também participou ativamente da fundação CUT (Central Única dos Trabalhadores), que fortaleceu as ações sindicais brasileiras.

Dentre as várias ações importantes que desempenhamos, destacamos ainda o apoio jurídico aos trabalhadores, principalmente em momentos de extrema vulnerabilidade, como situações de assédio moral e sexual, atraso de salário, falta de pagamentos de verbas rescisórias dentre outras atrocidades, além da a representação em negociações coletivas e a organização de ações para pressionar por mudanças legislativas e políticas que beneficiem os trabalhadores e a Democracia.

Além disso, os sindicatos desempenham um papel importante na construção de solidariedade entre os trabalhadores, promovendo a união e a cooperação em face de desafios comuns. Além de instruí-los a defenderem seus próprios interesses.

Desde a sua fundação, o SenalbaMG tem sido uma voz poderosa em meio às adversidades. Sobreviveu a tempos sombrios, desafiando a repressão, resistindo às investidas de um governo de extrema direita que sucateou o sindicalismo brasileiro e enfrentando bravamente aos ataques contra os direitos dos trabalhadores, como a vergonhosa reforma trabalhista, promovida pelo golpista Michel Temer, que trouxe um grande retrocesso nos direitos já garantidos pela lei. Essas reformas visaram enfraquecer os sindicatos e diminuir sua capacidade de negociação, o que pode resultou em condições de trabalho precárias e salários mais baixos.

Esta reforma, facilitou a terceirização e flexibilizou as regras para contratação de trabalhadores temporários, o que enfraqueceu a capacidade de negociação dos sindicatos e contribuiu para a precarização do trabalho em muitos setores, isto porque possibilitou mudanças significativas na legislação trabalhista brasileira, reduzindo a capacidade de financiamento dos sindicatos. O Senalba precisou fechar suas subsedes e finalizar o atendimento presencial nessas localidades, para seguir em frente, sem contudo, deixar de encaminhar as demandas dos trabalhadores desses locais.

Uma das perdas mais significativas neste processo, foi o fim das homologações nos sindicatos, com isso o trabalhador perdeu um apoio jurídico imprescindível no acompanhamento do ato rescisório, um dos momentos mais difíceis da sua jornada laboral. 

Como se não bastasse, ainda enfrentamos, junto às instituições da sociedade, um governo Bolsonarista que promovia, como na época da ditadura, uma intensa campanha de fake news e repressão, que buscava desacreditar os sindicatos e retratá-los como agentes de retrocesso e inimigos dos trabalhadores. Isso contribuiu para minar o apoio popular aos sindicatos e enfraqueceu nossa capacidade de mobilização, mas saímos vitoriosos desse pesadelo.

Durante este período, não podemos deixar de lembrar da pandemia, um momento ímpar em nossa história, onde precisamos lutar contra um vírus mortal, que além de ceifar muitas vidas, refletiu nos direitos trabalhistas, maximizando os postos de teletrabalho que apresentavam diversos problemas como o aumento dos gastos com internet, luz elétrica que não eram recompensados e as jornadas intermináveis que acabaram adoecendo ainda mais os trabalhadores.   

Alguns dos obstáculos pelos quais passamos nesses sessenta anos de existência, também vieram dos sindicatos pelegos, que fingem representar os trabalhadores, mas na verdade estão a serviço dos patrões. Muitos tentaram desmobilizar a nossa base, principalmente na assistência social, com intuito de arrecadar recursos às custas dos direitos dos trabalhadores. Contra estes, estamos atentos e  continuaremos combatendo essa prática.

A luta pela manutenção dos direitos trabalhistas e pelo estado democratico de direito, continua sendo uma batalha importante em um contexto de constantes desafios e mudanças no mundo do trabalho, não podemos baixar a guarda.

Em cada dificuldade que relatamos acima e em todas as outras pelas quais passamos, o Senalba MG ergueu-se ainda mais forte. Em cada batalha, em cada negociação, em cada protesto, o sindicato permaneceu firme em seu compromisso inabalável com aqueles que são a espinha dorsal de nossa sociedade: os trabalhadores. Somos gratos pela coragem e dedicação de cada membro da diretoria que passou por aqui e que enfrentou essas batalhas, se levantando em defesa dos direitos, da dignidade e igualdade da nossa Base.

Sendo assim, à medida que celebramos este aniversário, não apenas refletimos sobre as batalhas do passado, mas também olhamos para o futuro com vigor renovado. Os desafios podem mudar, mas a missão deste sindicato permanece inalterada: continuar sendo uma voz forte e acolhedora para os trabalhadores, independentemente das circunstâncias.

Parabéns a todos trabalhadores, da base do SenalbaMG, que os próximos sessenta anos sejam marcados por mais conquistas, mais solidariedade e mais justiça social e democracia. Que este sindicato continue sendo um símbolo de esperança e resistência, inspirando gerações futuras a lutar por um mundo onde o trabalho seja valorizado e os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. Que este legado perdure e inspire muitas gerações.

plugins premium WordPress