Mais um dia do trabalhador desejamos que, neste ano, seja cheio de esperança. Sabemos que a nossa luta é árdua e que temos muito que avançar, principalmente para tentar reverter o caos instalado pós governos que sucatearam os direitos trabalhistas, mas podemos enxergar uma luz no fim do túnel e isso, foi impossível nos últimos 5 anos.
O presidente Lula prometeu assinar o decreto no Dia do Trabalhador, que estipula o valor do salário mínimo em 2023 em R$ 1.320. Este aumento representa um reajuste de 7,4% em relação ao de 2022, que era R$ 1.212, e um aumento real de 1,4%. Diferente dos últimos anos, o reajuste do salário mínimo ofereceu um ganho real aos profissionais, já que não considerou apenas a inflação.
O reajuste anual do salário mínimo é determinado pelo Governo Federal com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação de acordo com a variação dos valores de bens de consumo, qualquer percentual além desse categoriza um ganho real, visto que o aumento foi maior que a inflação do período.
Nós sabemos que esse não é o valor ideal para suprir as necessidades do trabalhador, frente às perdas dos anos anteriores, mas é um começo, uma pontinha de esperança de que o Governo do País volte a olhar para a luta dos milhares de trabalhadores brasileiros.
Outro importante fator de luta, que o Governo Federal prometeu trabalhar muito, é em prol da extinção do trabalho escravo , uma atrocidade que precisa ser eliminada e devidamente punida.
Nesse primeiro de maio, mais que comemorar, precisamos olhar para trás e valorizar a luta sindical, os direitos trabalhistas que foram conquistados com muita dificuldade, muitas pessoas morreram lutando por melhores condições de trabalho e salário justo, não podemos perder esse foco.
Nenhum sindicato tem força sem a união massiva dos trabalhadores, sem o envolvimento de todos nessa luta, não é possível avançar.
Perdemos muito, é preciso recuperarmos o fôlego para caminhar, para que os demitidos voltem a ter o apoio do sindicato nas homologações, para que cada cidade mineira tenha uma subsede para apoiar a categoria, para que tenhamos nossas convenções e acordos assinados,enfim, para que o trabalhador volte a ser ouvido e valorizado.
Se envolva com o seu sindicato, acompanhe as negociações, participe das assembleias, se associe e faça parte dessa luta que é de todos.
Desejamos que essa seja uma data de reflexão e de esperança, para que dias melhores venham e possamos avançar juntos.
Feliz dia do trabalhador!